Conheça cristãos que realmente se importam com um testemunho prático de sua fé. Eles estão espalhados pelo mundo e demonstram seu amor a Deus por aquilo que fazem pelo seu próximo. São pastores, empresários, missionários, filantropos, membros comuns de igrejas. Eles têm visão e são capazes de contagiar pessoas como você.

quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Tribo Terenas- Berço da Evangelização Indigena no Brasil

VOCÊ SABERIA dizer onde foi plantada a primeira igreja evangélica indígena em nossa pátria? Saiba quem são os terenas? Onde vivem? Quais os relatos mais antigos sobre este povo que após 100 anos de ocorridas as primeiras conversões, ainda mantêm o amor por Jesus Cristo?

EM MARÇO deste ano Deus me deu uma chance de viver minha primeira experiência visitando aldeias. Fui a Mato Grosso do Sul conhecer alguns irmãos da tribo terena de Talnay e Ipegue. O que eu não conhecia era a história pioneira deste povo com a Palavra do Senhor.

Primeira igreja indigena plantada no BrasilEU ESTAVA ALI para visitar uma família pastoral ligada a Missão Eliaquim, da qual faço parte. Há muitas igrejas evangélicas nas aldeias próximas a Talnay, todas dirigidas por pastores indígenas. Nosso casal também é terena e cuida de uma igreja em Talnay e agora está plantando uma outra na aldeia de Ipegue.

Um povo diferenciado em tudo

SEGUNDO DADOS mais recentes a população terena é de 24.776 (Funasa, 2009). Em 2001, eram 16 mil, o que indica que, ao contrário de outras tribos, continuam crescendo em numero. Sua língua e da família linguística Aruak. No entanto, os terenas se diferenciam por não sentirem-se ameaçados pela língua "dos brancos". Eles gostam de sentir-se livres para dominar tanto seu idioma quanto o português.

A língua 'materna' para os terena não tem importância socializadora, no sentido de integrar o indivíduo em um mundo próprio, conceitualmente diferente do 'mundo dos brancos'. Podemos afirmar que seu uso está ligado a uma socialidade apenas afetiva. Em outras palavras, a língua terena não é usada nestas sociedades enquanto sinal diacrítico para afirmar sua diferença frente aos "brancos".Na verdade (...) os Terena têm orgulho de dominarem, inclusive por meio do uso da língua do purutuya, a situação de contato com a sociedade nacional, e é este domínio que lhes permite continuar existindo enquanto um povo política e administrativamente autônomo (Ladeira, 2001:130-2). fonte: pib.socioambiental.org

 O POVO TERENA é muito organizado e está sempre em busca do melhor preparo educacional. Muitos são formados em áreas como Engenharia, Advocacia, Gestão, Engenharia de Sistemas, etc. Segundo o site Terra Indígena, nas aldeias terenas funcionam pelo menos 7 associações, divididas entre associações de mulheres, agricultores, apicultores, moradores e uma recreativa.



Ano de 1912 - Os Terenas São Evangelizados Pela 1ª Vez

O primeiro missionário a ter contato com os terena foi o inglês John Hay. Junto com outros pioneiros enfrentou dois meses de viagem a cavalo do Paraguai até Aquidauna, MS. Dois anos antes Hay não passava de mais um garimpeiro em busca de riquezas na fronteira Brasil/Paraguai. Encontrou a Cristo, voltou para sua terra, casou e dedicou sua vida ao chamado missionário.

"O lugar escolhido foi Bananal e Ipegue, onde concentrava o maior numero de indígenas da região. A viagem foi realizada a cavalo, pois na época a estrada de ferro ainda não estava construída." fonte: Conplei

As aldeias escolhidas foram Bananal e Ipegue (justamente onde estamos começando uma nova igreja). Foi um período de difícil adaptação. A princípio nem mesmo conseguiram casa para morar. Porém, em apenas 3 anos já havia crentes suficientes para inaugurar um igreja.

"Então, domingo, dia 31 de dezembro de 1915, foi constituída a primeira igreja indígena evangélica em todo o Brasil. Depois disso foi celebrado com muita festa o sacramento da primeira ceia do Senhor  entre o povo Terena." idem.

Não é nossa intenção detalhar aqui toda essa história. Mas você pode conhecê-la nos links abaixo.



Leia mais sobre os terena:

História completa da migração dos terena do Paraguai para o Brasil:

Na década de 1760, a pressão crescente dos espanhóis sobre os territórios Mbayá localizados nas margens ocidentais do Paraguai, somada a disputas internas por prestígio guerreiro, forçariam a migração de inúmeros subgrupos Mbayá e Guaná para o lado oriental do rio...


História completa do trabalho missionário do pioneiro inglês John Hay:


No ano de 1912, Sr. John Hay, então diretor da ISAMU, e o senhor Henrique Whittington, fizeram a primeira viagem que durou dois meses de cavalo desde Concepção no Paraguai até o interior do Brasil , no município de Aquidauana. Foi o primeiro contato com os índios Terena, visitando várias aldeias a fim de colher informações e a possibilidade de instalar uma casa missionária e escola na aldeia... 

Baixe o livro publicado em 1920 na Inglaterra, onde Johh Hay conta essa história (em inglês)

Ebook conta como os terenas foram evangelizadossaiba como o evangelho chegou aos indios brasileiros



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! A paz do Senhor Jesus Cristo. Muito obrigado por seu comentário. Dentro em breve ele estará sendo publicado. Volte sempre e não deixe de sugerir ideias para melhorar nosso blog.