Conheça cristãos que realmente se importam com um testemunho prático de sua fé. Eles estão espalhados pelo mundo e demonstram seu amor a Deus por aquilo que fazem pelo seu próximo. São pastores, empresários, missionários, filantropos, membros comuns de igrejas. Eles têm visão e são capazes de contagiar pessoas como você.

terça-feira, 6 de outubro de 2015

O Que a Igreja Está Fazendo Pelos Refugiados

TODOS OS DIAS somos atualizados pelos meios de comunicação sobre a situação dos refugiados que chegam a Europa vindos da Síria, Afeganistão, Líbia e de países do norte da África tais como a Somália.
garoto simbolo da maior crise de refugiados desde a 2ª guerra
Aylan Kurdi - criança síria simbolo da tragédia
A ONU, que estimava um numero de 250.000 pessoas entrando pelas fronteiras da Europa em 2015, viu o numero chegar a 300.000 quatro meses antes do fim do ano. “Não vemos nenhum fim para o fluxo de pessoas no futuro”, alertou Melissa Fleming, porta­-voz do Alto Comissariado para Refugiados da ONU.

NESTE MOMENTO em que todos buscam uma resposta, uma outra pergunta nos inquieta: A Igreja do Senhor e suas instituições estão fazendo algo relevante para ajudar estas pessoas? Uma pesquisa nos principais grupos cristãos nos surpreendeu ao descobrir que não só há muita gente tentando fazer algo como há iniciativas fora do convencional. 

"Somos Todos Refugiados!" Essa é a campanha que a MAIS - Missão em Apoio a Igreja Sofredora - realiza em seu site visando acolher cristãos que sofrem com a crise em seus países. O Brasil é um dos países que estão recebendo muitos sírios. Valendo-se disso, a MAIS está criando pontes entre cristãos sírios e famílias que queiram recebê-los:

"O projeto consiste em acolhimento no Brasil em parceria com igrejas, atendimento pastoral, emocional, médico, odontológico, assistência documental e reintegração social (aprendizado do idioma e reinserção no mercado profissional). Dezenas de famílias já foram recebidas através do projeto e estão espalhadas por diferentes regiões do país sendo acompanhadas por nossas equipes locais e parceiros." extraído do site.



OUTRA AGÊNCIA  que devido às suas inúmeras bases missionárias próximas aos conflitos e também pela experiência com acampamentos de refugiados, está fazendo um grande trabalho é  a JOCUM - Jovens Com Uma Missão. A Folha de São Paulo trouxe um artigo em seu site intitulado Brasileiros Acolhem Refugiados (para assinantes), onde destaca o trabalho da JOCUM ao receber pessoas e apresentá-las a quem quer ajudá-las. Bases espalhadas pelo mundo estão agindo com projetos locais. Jocum -Contagem realizou em agosto um Fórum para discutir o assunto.

Nagib Sawiris diz no Twitter que vai comprar ilhas para refugiados
ALGUMAS IDEIAS soam estranho, como a de Nagib Sawiris, membro da Igreja Copta Ortodoxa no Egito. Ele é presidente da empresa de telecomunicações Orascom TMT e de um canal de televisão, além de ser proprietário, junto com sua família, do balneário El Gouna, no litoral do Mar Vermelho. Ele anunciou ter a intenção de comprar uma ilha na Grécia para criar um tipo de "país provisório" para os refugiados. 

OS JURISTAS EVANGÉLICOS brasileiros enviaram um documento ao governo do Brasil buscando reforçar a pressão sobre as autoridades para que tomem alguma iniciativa prática sobre o assunto. Um trecho da carta transcrevemos abaixo:



"Conclamamos o Governo Brasileiro a tomar uma posição diante da crise de refugiados enfrentada nos países mencionados, para que o Brasil seja um protagonista nas ações de solidariedade internacional, através da promoção de ajuda humanitária para os indivíduos e comunidades em situação de vulnerabilidade e pressione os Estados e a comunidade internacional a intervir nas causas da instabilidade a qual nos referimos. Neste sentido, sugerimos ao Governo Brasileiro que se PRORROGUE a RESOLUÇÃO CONARE Nº 17 DE 20/09/2013 a fim de que sírios e também iraquianos possam ser recebidos no Brasil como refugiados


Por fim, convocamos os líderes e igrejas brasileiras, assim como instituições humanitárias nacionais que intercedam junto aos organismos internacionais pelas famílias e comunidades que enfrentam este sombrio e infernal quadro situacional de desespero" 


Leia mais sobre o assunto:

Evangélicos ajudam refugiados africanos na Itália - 


Igrejas Assembleia de Deus recebe refugiados do Haiti - 

A Aliança Evangélica da Itália lançou um projeto de apoio aos imigrantes que se reuniram na ilha de Lampedusa e outro em um campo de refugiados de Mineo, na Sicília. - See more at: http://www.metodista.org.br/evangelicos-ajudam-refugiados-africanos-na-italia#sthash.X57AYQ59.dpuf



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! A paz do Senhor Jesus Cristo. Muito obrigado por seu comentário. Dentro em breve ele estará sendo publicado. Volte sempre e não deixe de sugerir ideias para melhorar nosso blog.